segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Os Ângulos - Ascendente, Descendente, Meio do Céu e Fundo do Céu

Ângulos e Eixos na Astrologia

 Na Astrologia, o Mapa Astral possui várias divisões. Em casas, signos, graus, e outros elementos. Um destes elementos do qual falaremos hoje são os quatro ângulos, que dizem e muito sobre sua vida pessoal, social, profissional e familiar. Dois ângulos opostos formam um eixo, o que faz com que existam dois eixos. Um corta o mapa horizontalmente, e o outro, verticalmente. Todos os ângulos são determinados pela hora de nascimento, e poucos minutos de diferença podem afetar e muito o seu mapa, por isso busque ter certeza da hora de nascimento sua.
 Os ângulos são pontos fixos no céu e não possuem regentes, e também não sofrem o efeito de retrogradação.
 O eixo que corta o mapa na horizontal aborda questões da sua vida social e pessoal (repare que são opostos). Os ângulos que formam esse eixo são Ascendente (ASC) e o Descendente (DSC). Isso forma o eixo Ascendente-Descendente (ou ASC-DSC), porém esse termo não é muito utilizado.
 O próximo eixo, que corta o mapa verticalmente, fala da sua vida profissional e familiar. E os ângulos que constituem o eixo são o Medium Coeli (mais usado como Meio do Céu) e o Imum Coeli (mais usado como Fundo do Céu). O eixo MC-IC está formado então. Podemos descrever cada ângulo então.
 Curiosidade: Um planeta em conjunção com um dos ângulos é um planeta angular. Isso significa que o significado do planeta se funde ao seu ascendente, complementando a interpretação. Se estiver com o seu ascendente, então ele é o seu planeta ascendente, e com o descendente é o planeta descendente. Com o eixo vertical são apenas chamados de planetas angulares. Mas a conjunção não é o único aspecto, os planetas podem entrar em harmonia ou desarmonia com um ângulo seu.

 O primeiro eixo, ASC-DSC, fala do seu interior e exterior, de suas
experiências tanto pessoais quanto sociais, como você se apresenta ao mundo e como é visto por ele, por quem você se atrai.

 Ascendente: esse ângulo fala da sua vida social. Ele simboliza como você encara situações novas e qual a primeira impressão que você passa para o mundo, como às pessoas te enxergam e te entendem ao acabarem de te conhecer. Ou seja, conhecidos e amigos não próximos te veem como diz o seu Ascendente. Esse ângulo também revela aspectos físicos, por se tratar de primeiras impressões, porém não é algo óbvio e fácil de se adivinhar, pois o Ascendente não revela a cara inteira da pessoa. Muitas vezes você pode acabar adivinhando o Ascendente da pessoa ao invés de seu signo solar. Esse ângulo está localizado na cúspide da primeira casa do seu mapa, e ele está localizado no horizonte da Terra. Ou seja, a constelação zodiacal (signo) que estava no horizonte da Terra no momento em que você nasceu é o seu Ascendente. Conforme as pessoas vão te conhecendo e virando amigos próximos, você age de forma diferente com elas e passa outra impressão (que falaremos em outro post).

 Exemplo: quem tem ascendente em Câncer dá a impressão de ser uma pessoa mais 'triste' e fechada, sem muito assunto pra falar, que gosta de ficar sozinha. Em compensação dá uma impressão de ser uma pessoa carinhosa e disposta à ajudar, isso pode fazer com que a pessoa seja explorada. Ela pode discordar de ser explorada, porém ela quer passar essa impressão. Isso é um conflito no mapa e a pessoa precisa superar isso.

 Descendente: já esse eixo fala mais da sua vida social. O DSC simboliza que tipo de pessoas você atrai para perto de si mesmo, também representa o tipo de pessoas que você tem mais atração, e suas experiências com tais pessoas. Ele também fala sobres suas experiências pessoais com amigos próximos, parceiros profissionais ou pessoais, e também marido ou esposa. Uma outra coisa que o Descendente significa são partes inconscientes de você mesmo que são vivenciadas em relações próximas. Esse ângulo é uma parte bem mais pessoal sua, e talvez você a considere como parte da sua intimidade. Ele representa preferências suas, o que você atrai inconscientemente para você, e experiências pessoais de relacionamentos próximos. O DSC está localizado na cúspide da sétima casa do seu mapa, e ele é representado pela constelação zodiacal (signo) que estava desaparecendo abaixo do horizonte.

 Exemplo: quem tem descendente em Sagitário gosta de pessoas festeiras, que tem uma filosofia de vida para seguir, descontraídas e mais abertas. Que fazem piadas quase o tempo todo e pouco sérias.

 Vamos agora para o segundo e último eixo, o que corta no mapa na vertical. Ele fala da sua vida profissional, pelo que você quer ser reconhecido, suas admirações na área de trabalho, heranças e visões de família.

 Meio do Céu: esse ângulo, também chamado de Medium Coeli, fala da sua vida profissional. Simboliza com que profissões você mais se encaixaria para exercer, e pelo que você gostaria de ser reconhecido na sociedade e os méritos que você deseja para si mesmo. Ele também qual direção você quer seguir na sua vida, suas ambições (principalmente as profissionais). Isso tudo acaba fazendo o Meio do Céu ser responsável pela sua imagem pública, como você quer ser visto e reconhecido (é importante não confundir com o Ascendente, pois ele representa a impressão que você passa, e o MC a que você quer passar). Uma coisa que poucos sabem é que o MC também mostra a experiência ou impressão que você teve da sua mãe (ou mulher mais importante na infância ou sua visão mental/impressão de mãe ausente). Como você se apresenta publicamente? O MC revela. Ele é representado pelo ponto mais alto no céu, ou seja, o signo mais alto no momento em que você nasceu é o seu MC.

 Exemplo: quem tem MC em Gêmeos gostaria de ser reconhecido por ser uma pessoa que sempre manteve diálogo e esteve disposta a ajudar as pessoas, que tinha sempre um plano B. Essa pessoa também tem uma certa admiração e interesse em profissões relacionadas à comunicação (jornalismo, por exemplo).

 Fundo do Céu: chegamos ao ângulo mais desconhecido de todos, mas com muito significado. O Fundo do Céu mostra sua vida familiar e como você interagiu com ela. Por exemplo, suas experiências na infância, o que aprendeu com seus parentes e como foi sua vida em família. O signo que incorpora seu Fundo do Céu pode ser o signo dominante ou proeminente dentro da sua família. Ele também mostra que tipo de família você quer, ou os seus ideais para montar uma. Esses ideais podem ser afetados consciente ou inconscientemente pela sua própria família. Esse ângulo, resumindo, mostra de que forma sua vida familiar foi e como ela pode afetar sua vida. O Fundo do Céu também mostra experiência ou impressão que você teve de seu pai (ou homem mais importante na infância ou sua visão mental/impressão de um pai ausente).

 Exemplo: se Quíron está em conjunção com o IC, então ele é um planeta angular, só que de influência negativa. Pode indicar traumas dentro do ambiente familiar. Porém, com esse trauma a pessoa tem um dom para ajudar outras pessoas com dificuldades dentro da própria família. É um planeta negativo, porém com uma dádiva. Não só um trauma, mas também uma pessoa que não teve muitas conexões com sua família, o que pode acabar gerando remorso. Parece sinistro, mas superar isso nos dará recompensas. Talvez essa pessoa tenha tido dificuldades com seu pai.

Prática:



 Vamos usar este mapa como exemplo, ele é de uma pessoa cujo nome não será revelado. Não usaremos aspectos na interpretação, apenas planetas angulares e os próprios ângulos.

Sobre o Ascendente: Essa pessoa passa a impressão de ser bem ativa, rapída para executar suas tarefas, que está disposta a competir e batalhar em prol de seus valores e crenças. Que têm instintos aguçados e que gosta de explorar. Não há planetas angulares no ASC. 

Sobre o Descendente: Gosta de pessoas librianas, ou seja, pessoas que cuidam de sua aparência, que gostam de ir ao cinema ou outras atividades culturais/artísticas. Que está disposta a conversar em vários momento (repare o seguinte: o sol da pessoa é em Gêmeos, ela gosta de falar e procura uma pessoa receptiva, é óbvio, podemos relacionar isso!). Essa pessoa não gosta de discussões e procura alguém que evite ao máximo ficar debatendo ou que tenha posições rígidas. Não estamos falando de parceiros românticos, e sim de qualquer parceiro/amigo, lembre-se.

Sobre o Meio do Céu: Quer ser vista como alguém bem-sucedida, principalmente na área profissional e financeira. Ela é naturalmente ambiciosa e determinada a concluir seus objetivos, seguindo um projeto já estabelecido e seguindo rotinas que não podem ser violadas. Em situações públicas, quer se apresentar ressaltando suas qualidades, o que lhe dá um dom em marketing pessoal. Porém, temos Quíron como planeta angular aqui. Isso significa que a pessoa tem dificuldades em montar uma imagem pública e para buscar um emprego novo. Também pode significar problemas em definir o rumo profissional da sua vida e talvez não tenha tido muita conexão com sua mãe para montar uma visão sobre ela, porém de maneira geral a vê como alguém bem-sucedido. 

Sobre o Fundo do Céu: Essa pessoa recebeu muito carinho e afeição na sua infância, muitos mimos e cuidados da sua família. A família dessa pessoa com certeza irá gerar forte impacto na sua vida, principalmente na sua personalidade. Ela gosta muito de seus parentes e honra seu pai e mãe, afinal o signo de Câncer é especialista nisso. Essa pessoa não teve presença do pai na sua vida, mas tem uma visão muito carinhosa sobre ele, de ser alguém receptivo e caloroso. Repare que Saturno quase fez conjunção, apenas por aprox. três graus não entra no orbe, porém é importante ressaltar que isso não influencia na vida familiar da pessoa, apenas se entrar no orbe, ok?

 Enfim, eu espero ter sido bem claro e ter sanado a dúvida de todos quanto aos seus ângulos no mapa astral! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário